INSS QUER QUE AGRESSORES PAGUEM OS GASTOS DAS SUAS VÍTIMAS.


Se depender da Advocacia Geral da União e da Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, agressores terão de pagar os gastos da Previdência com as vítimas de racismo e homofobia. O INSS também quer de volta o dinheiro gasto no tratamento de vítimas de acidentes de trânsito, provocados por motoristas irresponsáveis e dos culpados por violência doméstica.

A tese é juridicamente complexa, com juristas a favor e contra, já que existem seguros, na legislação, que – em tese pelo menos – cobririam esses gastos. Os procuradores querem, no entanto, firmar jurisprudência que levem todo condenado criminalmente por agressão ou homicídio seja alvo de um ação regressiva do INSS – como é chamada a cobrança.

“A ideia é que todo mundo se acostume que, quando faz algo errado, a Previdência vai atrás dele buscar o prejuízo”, diz Alessandro Stefanutto,, procurador-geral do INSS. A Previdência já moveu cerca de duas mil e 900 ações desse tipo para tentar ressarcir algo em torno dos 586 milhões de reais.

Se juridicamente discutível a medida pode, talvez, servir como freio, forçando o agressor a pensar duas vezes, já que os prejuízos financeiros podem ser uma perda mais significativa que as penas costumeiramente impostas pela nossa leniente Justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE QUEM É ESSE JEGUE, ESSE JUMENTO NOSSO IRMÃO?

UM SONHO DE XOXOTA EM BARRA GRANDE

O FRACASSO DO FIES