terça-feira, 19 de novembro de 2013

CINEMAS COM FALHAS GRAVES DE SEGURANÇA. TOME CUIDADO.


Os problemas mais graves, encontrados pela pesquisa do Proteste e publicada no jornal O Globo, de , foram detectados em Salvador. As salas Center Lapa, Saladearte Museu e XIV não tinham porta com barras antipânico. Cinemark Salvador, Cinépolis Bela Vista e Center Lapa estavam com obstruções nas saídas de emergência ou no acesso aos extintores de incêndio. No Cine Vivo, não havia extintores na sala e o do lado de fora estava escondido sob uma escada. Além disso, no Center Lapa, havia poltronas quebradas e encardidas, além de lixo nos cantos, e no UCI Iguatemi, foram encontradas baratas na sala de exibição e nos banheiros. Ainda em Salvador, não foram passadas as orientações de segurança antes do início do filme no Center Lapa, no Espaço de Cinema Itaú, na Saladearte Museu, na UFBA e no XVI. 

Em São Paulo, Cinépolis Largo 13, Cinemark Cidade Jardim, Kinoplex Itaim e Espaço Itaú Augusta também não exibiram as orientações de segurança. As salas de Reserva Cultural e UCI Shopping Anália Franco não tinham sinalização luminosa para as saídas de emergência e, no Moviecom Penha, ela estava queimada. O Espaço Itaú Augusta não apresentava sinalização de proibido fumar e o Kinoplex Itaim não indicava a lotação máxima.

Na reportagem o Proteste afirma que  a “negligência na prevenção pode levar a tragédias como a do incêndio na boate gaúcha, no início do ano, que vitimou 242 jovens”, referindo-se à Boate Kiss, que funcionava na cidade de Santa Maria.

Em suas defesas, como sempre, as empresas mencionadas na pesquisa, vieram com o blablablá justificativo de sempre. É impressionante como no Brasil ninguém assume a culpa por estar fazendo algo errado. Nunca se ouve um honesto "desculpem a nossa falha, vamos tomar todas as providências para sanar o problema". É claro que, também como sempre, bombeiros, prefeituras e afins fizeram de conta que o problema não era com eles.

Fica aí a advertência: vai ao cinema? Pelo menos tente visualizar uma rota de fuga. No mínimo em caso de algum problema vc vai saber para onde vai.