BRASILEIROS INSATISFEITOS COM A DEMOCRACIA


Todos os dias tem debate nas redes sociais sobre democracia, quem defende, quem ataca, o que é golpe, o que não é... e por aí vai. Por conta disso vale dar uma espiada em pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, entre os dias 12 e 16 deste mês, onde APENAS 15% dos brasileiros AFIRMAM ESTAR SATISFEITOS COM A DEMOCRACIA NO BRASIL (considerando os muito satisfeitos (1%) e os apenas satisfeitos (14%).

O Ibope não investiga os motivos para tamanha insatisfação, mas não se exige grande sabedoria nem formação técnica constatar que existe uma grande decepção com os atores políticos, de todos os matizes, que não oferecem soluções para a crise moral, econômica e social que vivemos.

É o nível mais baixo desde o início da série histórica, realizada anualmente e iniciada em 2008. Até hoje, o menor nível registrado havia sido em 2013, período pós-manifestações, quando 26% estavam satisfeitos com a democracia.

Como consequência, em 2015, a insatisfação dos brasileiros com a democracia no país chega a 81% da população, dos quais 45% estão nada satisfeitos e 36%, pouco satisfeitos.

Homens e mulheres tem índices bem semelhantes em todos os quesitos, com variações de no máximo 5%, quanto a satisfação relativa ap funcionamento da democracia. A fixa etária mais insatisfeita está na faixa dos 45 a 54 anos e os “muito satisfeitos”, com apenas 2% vão dos 24 aos 44 anos.

Em nenhuma categoria, seja por renda, escolaridade, religião, local de moradia ou até mesmo cor da pele foi possível registrar satisfação com o funcionamento da democracia no Brasil superior a 18%, o maior índice registrado apenas em municípios com no máximo 50 mil habitantes.

Dentre os países da América Latina pesquisados pelo Latinobarômetro, só em 2007, no Paraguai, houve um nível de insatisfação próximo ao que se vê hoje no Brasil: 88%. Foi no período pré-eleição de Fernando Lugo, que sofreu impeachment anos depois.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE QUEM É ESSE JEGUE, ESSE JUMENTO NOSSO IRMÃO?

UM SONHO DE XOXOTA EM BARRA GRANDE

O FRACASSO DO FIES