UMA IDEIA MUITO BEM VINDA DO PT


Alvíssaras! Um boa notícia vinda do PT pode dar um fim nesse mimimi de golpe, golpe, golpe. Fora, fora, fora tudo e iniciar um processo muito interessante de compreensão do que deseja esse pobre coitado, sempre relegado ao segundo plano, o eleitor brasileiro. As boas novas vem de uma pesquisa de profundidade, uma prima mais nobre das qualitativas, intitulada Percepções e Valores Políticos nas Periferias de São Paulo, realizada pela Fundação Perseu Abramo.

O foco esteve nos ex-eleitores do partido e revelou dados muito interessantes. Mas o que vale ressaltar, sejam quais forem os resultados, é o fato de um partido político decidir ouvir direito o que pensam as pessoas e com isso balizar as suas políticas. Se o exemplo for seguido e – o que é mais importante – servir para o PT repensar as suas políticas, podemos ter uma novidade realmente significativa na política nacional. Outra novidade importantíssima, que vale ressaltar, principalmente em se tratando do PT,  é o desejo da Fundação Perseu Abramo de ampliar a discussão sobre os resultados da pesquisa, com pesquisadores de “posições políticas diversas das nossas para um debate aberto”, nas palavras do seu presidente, Marcio Pochmann. A iniciativa foi vista como “positiva” pelo vice-presidente do PSDB, Alberto Goldman, que demonstrou interesse em um debate entre a fundação do PT e o Instituto Fernando Henrique Cardoso.

O inimigo é o Estado ineficaz e perdulário.

A pesquisa revela dados bem interessantes. O eleitor da periferia tem uma visão extremamente negativa do Estado, um “inimigo” responsável por se apropriar do dinheiro dos impostos e oferecer serviços de péssima qualidade . Além disso, não cria políticas que ajudem na ascensão social. Para “subir na vida” a única forma é o mérito pessoal, cuja melhor representação estaria, na visão desses eleitores, em personagens como Lula, Silvio Santos e João Doria.
Em muitas circunstâncias, pausa para se surpreender, a figura de Lula é admirada menos pelas políticas implantadas nos seus dois governos e mais pelo que ele representa em termos de ascensão social.

Conceitos como luta de classes, tão a gosto de militantes e da literatura política de esquerda, foram postos abaixo pela pesquisa, onde o Estado é visto como principal inimigo e obstáculo, com suas políticas ineficazes e incompetentes. Com isso abre-se espaço para teorias mais chegadas ao liberalismo popular, onde a adoção de métodos empresariais na gestão pública passam a ser bem vindos.

As cotas x capacidade individual

Dados curiosos, muito insuspeitados, como a visão da população de baixa renda sobre, por exemplo, a política de cotas, também foram revelados. Ao contrário do que se poderia supor, as cotas nem sempre são bem vistas. Ainda que não neguem a sua importância, como garantia de acesso a oportunidades, rejeitam todas que aparentem lançar “dúvidas” sobre as capacidades individuais das pessoas.

O PT surpreende

No que diz respeito ao PT, mais especificamente, o dado mais surpreendente é o desejo de ampliar a discussão com outros segmentos, inclusive adversários políticos. Se isso vier a acontecer estaremos vivenciando uma mudança de comportamento extremamente saudável para a política brasileira. Resta saber se acontecerá. Vamos torcer, inclusive para que este exemplo seja seguido pelas outras agremiações, que parecem não se dar conta que o discurso atual não tem a menor aderência entre o eleitorado. Basta ver a repetição enfadonha das inserções (comerciais) dos partidos que não dizem nada sobre nada, repetindo uma mesma ladainha que não interessa a ninguém, noves fora o partido de cumprir tabela no horário e assegurar as suas cotas no Fundo Partidário.

Para o PT, mais especificamente, segundo Pochmann, e as esquerda em geral o desafio, hoje, é oferecer serviços novos e melhores, inclusive do que os que foram criados nos governos petistas. Pochmann acha também que o partido vai ter que se aproximar fisicamente para reconquistar esses eleitores, com – além da oferta de novos serviços – prestando mais atenção, valorizando, a capacidade de ouvir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE QUEM É ESSE JEGUE, ESSE JUMENTO NOSSO IRMÃO?

UM SONHO DE XOXOTA EM BARRA GRANDE

O FRACASSO DO FIES