ESTÁ NA HORA DOS BONS MOSTRAREM "O SEU VALOR"

 
“Tem esquema em todo lugar: na universidade, nos bombeiros, no Legislativo, no Executivo, na iniciativa privada...”O lamento está, hoje, no Fórum dos Leitores do Estadão. (Eu acrescentaria no Judiciário...) Mas esse é o tipo de lamento/constatação, que se constitui no maior dos perigos que ameaçam o País.

Ladroagem e “esquemas” existem em todos os segmentos das sociedades, modernas ou não, em qualquer lugar do planeta. A diferença está na impunidade e no grau de contaminação, do controle que possam exercer sobre a população.

Denúncias de toda a sorte, prisões de figurões até bem pouco tempo tidos com intocáveis, delações, premiadas ou não a roldo, depoimentos teatrais de condenados... todos os dias somos surpreendidos por toda sorte de “mal feitos”, cada um mais espetaculoso, mais grave e insuspeitado que os outros.

Com isso vamos concluindo, com uma ajudinha dos meios de comunicação e seus comentaristas especializados, que ninguém presta, que a prática de crimes, nos seus mais variados graus, é uma característica inata da política e dos políticos e, o que é bem pior, que a corrupção é algo entranhado na sociedade brasileira, onde apenas a oportunidade de cometer delitos separa os honestos dos desonestos.

Por tudo isso está mais que na hora das pessoas de bem, dos políticos honestos (sim, eles existem sim senhor), saírem da toca, transformarem a vergonha e o medo em esperança real para o País. Sim, País com letra maiúscula mesmo.

A descrença total na política e nos políticos costuma levar à ditaduras. Não importa se da direita ou da esquerda, populistas ou não. A democracia, para sobreviver, precisa da política e dos políticos. E ela, neste momento do Brasil, precisa de uma renovação total.
 
Não é a toa que começam a surgir outsiders, dispostos a concorrer em todos os cargos eletivos, cuja plataforma principal está no fato de não serem políticos, de não praticarem a política tradicional.

São bem-vindos, sem dúvida nenhuma, como um fator de renovação necessário. Mas o fato de serem apenas outsiders, neste momento, não é uma credencial completa e definitiva para que ocupem cargos, relevantes ou não. 

O Brasil precisa de pessoas, de políticos, novos ou velhos, que tenham projetos, que defendam causas, capazes de mobilizar a sociedade.

E essas pessoas, esses políticos precisam dialogar e muito com a sociedade. Menos falatórios sobre quem são e mais ideias para serem discutidas. As redes sociais estão aí e são um ótimo instrumento para oxigenação do debate, sobre os caminhos que devemos trilhar, para sair desse atoleiro e chegarmos ao lugar que merecemos entre as demais nações do planeta.

E a hora é essa. Quem se atrasar vai perde o bonde da história

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE QUEM É ESSE JEGUE, ESSE JUMENTO NOSSO IRMÃO?

UM SONHO DE XOXOTA EM BARRA GRANDE

O FRACASSO DO FIES