segunda-feira, 7 de outubro de 2013

100 ANOS DE VINÍCIUS. PORTAL E CAIXA COM 18 DISCOS.


Vinicius de Moraes, que na definição de Carlos Drummond de Andrade, foi "o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão",  estaria completando 100 anos, no próximo dia 19. Para comemorar a família prepara o lançamento de um portal, nesse dia, com todo o material produzido por e sobre ele, com poemas, músicas, partituras fotos e vídeos.

Apenas a Universal, de todas as gravadoras que possuem obras de Vinicius, decidiu relançar o acervo que possui do poeta. A caixa A Benção, Vinicius – A Arca do Poeta, ao preço médio de 360 reais, traz 18 discos lançados entre 1956 e 1980, além da coletânea inédita Pela Luz dos Olhos Teus, em dois volumes, com interpretações de grandes nomes da MPB. A caixa vem acompanhada ainda de libreto assinado por Tárik de Souza.

Quando deixou a poesia em segundo plano para se tornar um show-man da MPB, viver nove casamentos e atravessar a vida viajando, o poeta, segundo o seu biógrafo, José Castello, autor do Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão, exerceu mais que nunca, “o poder que Drummond descreveu, sem conseguir dissimular sua imensa inveja”: “Foi o único de nós que teve vida de poeta”.

Pelo menos cinco gravadoras tem em seus catálogos registros de Vinicius de Moraes, como álbuns, que o trazem como intérprete ou títulos em que figura como autor. Mas boa parte deles, como aliás acontece também com outros grandes artistas brasileiros, está fora de catálogo.