100 ANOS DE VINÍCIUS. PORTAL E CAIXA COM 18 DISCOS.


Vinicius de Moraes, que na definição de Carlos Drummond de Andrade, foi "o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão",  estaria completando 100 anos, no próximo dia 19. Para comemorar a família prepara o lançamento de um portal, nesse dia, com todo o material produzido por e sobre ele, com poemas, músicas, partituras fotos e vídeos.

Apenas a Universal, de todas as gravadoras que possuem obras de Vinicius, decidiu relançar o acervo que possui do poeta. A caixa A Benção, Vinicius – A Arca do Poeta, ao preço médio de 360 reais, traz 18 discos lançados entre 1956 e 1980, além da coletânea inédita Pela Luz dos Olhos Teus, em dois volumes, com interpretações de grandes nomes da MPB. A caixa vem acompanhada ainda de libreto assinado por Tárik de Souza.

Quando deixou a poesia em segundo plano para se tornar um show-man da MPB, viver nove casamentos e atravessar a vida viajando, o poeta, segundo o seu biógrafo, José Castello, autor do Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão, exerceu mais que nunca, “o poder que Drummond descreveu, sem conseguir dissimular sua imensa inveja”: “Foi o único de nós que teve vida de poeta”.

Pelo menos cinco gravadoras tem em seus catálogos registros de Vinicius de Moraes, como álbuns, que o trazem como intérprete ou títulos em que figura como autor. Mas boa parte deles, como aliás acontece também com outros grandes artistas brasileiros, está fora de catálogo. 


Postagens mais visitadas deste blog

AFINAL, A QUEM OU A QUE SERVE DELTAN DALLAGNOL?

A PRISÃO DE LULA ME ENTRISTECE. E MUITO.

UM SONHO DE XOXOTA EM BARRA GRANDE