BOLSONARO LIDERA NO FACEBOOK. MUITO BEM. E DAÍ?
Bolsonaro é líder disparado
nas interações no Facebook, com a página que gera mais compartilhamentos,
comentários e reações, com nada menos que 93,4 millhões de interações com
usuários, desde janeiro de 2014. Lula vinha em segundo lugar, com 66,4 milhões,
mas perdeu o posto para o prefeito de São Paulo, João Doria.
A página de Bolsonaro tem
mais seguidores do que as de todos os seus rivais na disputa para a presidência
desde março de 2016. Eles somam 4,5 milhões contra os 3 milhões da de Lula. E
mais o Facebook de Bolsonaro é mais constante e orgânica que os da maioria dos
seus adversários, que registram crescimentos abruptos de uma vez para o outro,
um sinal de que foram “bombadas” profissionalmente.
Bolsonaro distingue-se também
pelo uso intensivo de vídeos. Nenhum dos seus adversários publicou mais vídeos
do que ele, que já foram assistidos por 740 milhões de vezes. O candidato é
líder também em reações (64 milhões), mais comentários (5,7 milhões) e compartilhamentos
(24 milhões).
É certo que boa parte das
reações (comentários) é negativa, mas é óbvio que os números indicam sem sombra
de dúvida que – ao contrário dos seus adversários – Bolsonaro tem uma
militância digital muito mais aguerrida e atuante.
O que isso significa de
verdade para a transformação dessas interações e numero de seguidores em votos
reais no mundo off-line só as urnas dirão com certeza. Mas é fato verdadeiro
que – sejam quais forem os resultados – quem desejar fazer uma boa campanha não
pode desprezar as redes sociais e muito menos usa-las amadoristicamente, sem a
ajuda de profissionais da área.
(Números extraídos de reportagem do jornal O Estado de
São Paulo de 21 de agosto).
Comentários
Postar um comentário