BOLSONARO LIDERA NO FACEBOOK. MUITO BEM. E DAÍ?


Bolsonaro é líder disparado nas interações no Facebook, com a página que gera mais compartilhamentos, comentários e reações, com nada menos que 93,4 millhões de interações com usuários, desde janeiro de 2014. Lula vinha em segundo lugar, com 66,4 milhões, mas perdeu o posto para o prefeito de São Paulo, João Doria.

A página de Bolsonaro tem mais seguidores do que as de todos os seus rivais na disputa para a presidência desde março de 2016. Eles somam 4,5 milhões contra os 3 milhões da de Lula. E mais o Facebook de Bolsonaro é mais constante e orgânica que os da maioria dos seus adversários, que registram crescimentos abruptos de uma vez para o outro, um sinal de que foram “bombadas” profissionalmente.

Bolsonaro distingue-se também pelo uso intensivo de vídeos. Nenhum dos seus adversários publicou mais vídeos do que ele, que já foram assistidos por 740 milhões de vezes. O candidato é líder também em reações (64 milhões), mais comentários (5,7 milhões) e compartilhamentos (24 milhões).

É certo que boa parte das reações (comentários) é negativa, mas é óbvio que os números indicam sem sombra de dúvida que – ao contrário dos seus adversários – Bolsonaro tem uma militância digital muito mais aguerrida e atuante.

O que isso significa de verdade para a transformação dessas interações e numero de seguidores em votos reais no mundo off-line só as urnas dirão com certeza. Mas é fato verdadeiro que – sejam quais forem os resultados – quem desejar fazer uma boa campanha não pode desprezar as redes sociais e muito menos usa-las amadoristicamente, sem a ajuda de profissionais da área.

(Números extraídos de reportagem do jornal O Estado de São Paulo de 21 de agosto).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE QUEM É ESSE JEGUE, ESSE JUMENTO NOSSO IRMÃO?

UM SONHO DE XOXOTA EM BARRA GRANDE

ABSTENÇÃO: PROTESTO OU DESINTERESSE?