OS ALIADOS/ADVERSÁRIOS DO GOVERNO BOLSONARO

 A julgar pelo número de aliados/adversários em ação no Congresso Nacional, a vida do governo Bolsonaro não será fácil e as reformas necessárias, como a da Previdência,  correm o risco de não serem aprovadas ou terminarem completamente desfiguradas.
MP870, nada menos que 500 emendas até agora.


Um bom exemplo está na aprovação da MP870, que extinguiu ministérios e redistribuiu competências entre as pastas. São nada menos que 500 emendas, feitas até agora, sendo que 335 de responsabilidade do PT e do PSOL.

Que a oposição, ainda que de forma pouco republicana, aja de olho apenas no fracasso de qualquer iniciativa do atual governo compreende-se perfeitamente, mas o que dizer dos partidos que compõem a tal de base aliada e, mais ainda do próprio PSL, o partido do presidente?

Só o Major Olímpio, do PSL São Paulo, é autor de pelo menos 4 emendas, uma delas para trazer de volta o Ministério da Segurança Pública, criado provisoriamente no governo de Michel Temer e hoje com as suas atribuições alocadas no Ministério da Justiça, comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro.

A comissão que analisará todas essas emendas ainda não está formada. Vai ter nada menos que presidente, vice, relator, revisor... São 13 deputados e 13 senadores e nada menos que 20 suplentes a serem indicados. O curioso é que o PSL, até agora, fez apenas uma indicação: a do Major Olímpio. O partido, que deveria zelar pela integridade da MP do seu (teoricamente) governo indica um parlamentar que pretende desfigurá-la.

ENQUANTO ISSO NO TWITTER

Eleito com a plataforma de que não faria a política do toma-la-dá-cá, o presidente e seus representantes no Congresso parecem desinteressados ou perdidos na relação com o Congresso e, a continuar, a possibilidade das reformas necessárias serem desaprovadas ou completamente desfiguradas não é pequena.

O presidente, parlamentar de muitas legislaturas, parece preferir dedicar suas atenções às redes sociais, com posts destinados ao núcleo mais duro dos seus apoiadores, abordando obscenidades carnavalescas, o fim das lombadas eletrônicas nas estradas e declarações confusas que exigem depois explicações e correções.

As suas lideranças no Congresso são marinheiros de primeira viagem, sem conhecimento de como funcionam realmente as coisas nas duas casas, fazendo com que as velhas raposas comecem a lamber os beiços, prevendo que a volta da velha política, onde ocupar cargos nos segundos, terceiros e quartos escalões do governo são prioridade, em detrimento das questões que realmente importam à sociedade brasileira.

Comentários

  1. Mena, infelizmente, para a alegria dos oportunistas, as coisas são difíceis de mudar na nossa política e talvez seja essa a causa dos sucessivos golpes que já aconteceram na nossa história, passada e recente. O PT sempre foi contra tudo e todos (votou até contra o Real) mesmo que a proposta seja para o bem de todos e felicidade geral da nação ,não importa, nem para ele e sua trupe nem para os que só aprovam qualquer coisa em troca das famosas malas, então, reforma "puro sangue" só na marra. Alguém tem alguma esperança de que vai ser diferente? Inocente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DE QUEM É ESSE JEGUE, ESSE JUMENTO NOSSO IRMÃO?

UM SONHO DE XOXOTA EM BARRA GRANDE

ABSTENÇÃO: PROTESTO OU DESINTERESSE?