A IDEOLOGIA VAI INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020?
Até recentemente questões ideológicas
não costumavam ter um peso significativo nas eleições municipais. Mas, se
levarmos em conta o que aconteceu no último pleito para a presidência, é
possível que prefeitos e vereadores tenham que enfrentar questões ideológicas e
o radicalismo político, que está tomando conta da sociedade brasileira.
Desafio: restabelecer o diálogo |
Pesquisa recente do Instituto Ipsos
apontou que o cidadão comum está fechado em seus nichos de opiniões
ideológicas. Cerca de 32% dos brasileiros afirmam que não vale a pena sequer
conversar com pessoas que têm visão diferente da sua, um índice que está acima
do observado em nada menos que 27 países. Estamos atrás apenas da Índia e da
África do Sul.
Na prática, o nível de intolerância nas
discussões políticas, afeta as mais diversas relações pessoais, familiares,
profissionais e interações nas redes sociais.
O fato mais preocupante, e que certamente
influenciará votos nas próximas eleições, é que diferenças de valores morais
acabem sendo sobrepondo-se às disputas políticas. Até as últimas eleições
presidenciais o que se discutia, bem ou mal, eram projetos políticos. Não se
discutia moralidade. A luta entre conservadores e não conservadores, principalmente dos pontos
de vista da moral e dos costumes, não
estava sendo travada
Com essas mudanças o debate político em
si fica desestimulado, já que – como observa Marcos Calliari, CEO da Ipsos
Brasil – “a intolerância tem a ver com o voto ‘anti-oposto’,” com os eleitores,
na prática, “não reconhecendo os pontos positivos de outros projetos”.
Com isso, futuros candidatos a
prefeitos e a vereadores, certamente serão confrontados com posições
ideológicas e, provavelmente, terão que se posicionar, também, com relação a
questões de ordem moral e de costumes.
É um desafio a enfrentar e isso deve
ser feito agora. Tentar quebrar a barreira do radicalismo ideológico e
privilegiar a discussão sobre os graves problemas enfrentados pelos nossos
municípios. E quanto mais rápido os candidatos, agirem neste sentido melhor
estarão posicionados quando a campanha eleitoral propriamente dita começar.
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