A IDEOLOGIA VAI INFLUENCIAR AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020?


Até recentemente questões ideológicas não costumavam ter um peso significativo nas eleições municipais. Mas, se levarmos em conta o que aconteceu no último pleito para a presidência, é possível que prefeitos e vereadores tenham que enfrentar questões ideológicas e o radicalismo político, que está tomando conta da sociedade brasileira.


Desafio: restabelecer o diálogo
Pesquisa recente do Instituto Ipsos apontou que o cidadão comum está fechado em seus nichos de opiniões ideológicas. Cerca de 32% dos brasileiros afirmam que não vale a pena sequer conversar com pessoas que têm visão diferente da sua, um índice que está acima do observado em nada menos que 27 países. Estamos atrás apenas da Índia e da África do Sul.

Na prática, o nível de intolerância nas discussões políticas, afeta as mais diversas relações pessoais, familiares, profissionais e interações nas redes sociais.

O fato mais preocupante, e que certamente influenciará votos nas próximas eleições, é que diferenças de valores morais acabem sendo sobrepondo-se às disputas políticas. Até as últimas eleições presidenciais o que se discutia, bem ou mal, eram projetos políticos. Não se discutia moralidade. A luta entre conservadores  e não conservadores, principalmente dos pontos de vista da moral e dos costumes,  não estava sendo travada

Com essas mudanças o debate político em si fica desestimulado, já que – como observa Marcos Calliari, CEO da Ipsos Brasil – “a intolerância tem a ver com o voto ‘anti-oposto’,” com os eleitores, na prática, “não reconhecendo os pontos positivos de outros projetos”.

Com isso, futuros candidatos a prefeitos e a vereadores, certamente serão confrontados com posições ideológicas e, provavelmente, terão que se posicionar, também, com relação a questões de ordem moral e de costumes.

É um desafio a enfrentar e isso deve ser feito agora. Tentar quebrar a barreira do radicalismo ideológico e privilegiar a discussão sobre os graves problemas enfrentados pelos nossos municípios. E quanto mais rápido os candidatos, agirem neste sentido melhor estarão posicionados quando a campanha eleitoral propriamente dita começar.

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