LÁ VEM AS MONTADORAS ATRÁS DE UMA BOQUINHA (MAIS UMA)


As montadoras, assustadas com a queda na compra de veículos novos, estão atrás do governo em busca de mais uma "boquinha". A proposta prevê a retirada das ruas de carros com mais de 15 anos de uso e caminhões fabricados há mais de 30 anos. Parece bom, não é mesmo? O problema, como sempre, é de quem vai financiar o plano.

Montadoras: tudo por uma boquinha.
Para que isso aconteça seria criado um fundo que bancaria um bônus para o proprietário do veículo velho fazer a troca pelo novo, financiando a diferença com recursos de uma linha de crédito especial, oferecida por bancos públicos e privados.

Estima-se que isso geraria um consumo adicional de 500 mil veículos novos por ano. Claro que as montadoras também lembram – logo – da possibilidade de uma redução do IPI, coisa que já foi feita recentemente e essa política de estímulos voltada para setores específicos já mostrou no que costuma dar.

A pergunta que não quer calar é: as montadoras juntas, tem muita força econômica e – sem dúvida – muita gordura para queimar. Por que, então, não se unem (só de entidades ligadas ao setor são 19) e resolvem elas mesmas seus problemas? Criem um banco, ofereçam facilidades, crédito com juros mais baixos, invistam em produtividade, se virem como os demais setores da economia estão tentando se virar.

O que não se compreende, nem se pode aceitar, novamente, é que por influência política - e sei lá mais o que - mais uma vez a "viúva" tenha que fazer sacrifícios, ou seja o conjunto da população, para ajudar uma poderosa indústria. Sim, senhores, no momento em que os bancos oficiais e privados forem “chamados” a colaborar, vai diminuir a oferta de crédito, as taxas para outras atividades subirão e por aí vai.

Tá com peninha das montadoras? Compre um carro novo, de preferência de luxo.
Eu tô fora. Se virem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUTOBIOGRAFIA DE RITA LEE. VALE LER. E MUITO.

45 MILHÕES DE DEFICIENTES DISCRIMINADOS NA PROPAGANDA.

DIÁRIOS DE UMA QUARENTENA. - 07 ESQUEÇA: NADA VOLTARÁ A SER COMO DANTES.