QUANDO CHAMAR ALGUÉM DE FASCISTA É BOM SABER DO QUE SE TRATA


Como ultimamente tornou-se lugar comum chamar uns e outros de fascista, não importa se à esquerda ao à direita, faço aqui minha colaboração para uma melhor compreensão do epiteto. Assim todos poderão enxovalhar-se em um nível... digamos assim, mais erudito.

Mussolini e Hitler, os mais radicais.
Um governo fascista e por consequência os seus admiradores e militantes, é – em sua essência, totalitário, pois desconhece limites para seu poder. É, deixemos claro, uma ditadura, mas baseada no princípio da liderança.

Permite, é verdade, a existência de algum mercado, mas controlado e devidamente atolado numa imensa burocracia. A economia é cartelizada e controlada por sindicatos.

O planejamento econômico é baseado no princípio da autarquia.

O governo se sustenta com gastos e empréstimos.
Os gastos são destinados, via de regra para as Forças Armadas, nomeadamente com fins imperialistas, mas existem exceções.

É possível destinar esses recursos para um aparelhamento da polícia política/interna, grupos paramilitares e afins. Os fins imperialistas podem também serem praticados através de alianças estratégicas com seus assemelhados e, em vez do uso simples da força, é possível exerce-los via pressões e políticas econômicas.

Excetuando-se as duas penúltimas definições dinheiro para forças armadas com fins imperialistas – mais ou menos) podemos encontrar exemplos de sobra na Latino América.
Antonio Salazar, os moderados.
Francisco Franco e
 Vale ainda ressaltar que para subir ao poder, os fascistas disputam eleições livremente, e logo começam com conchavos com empresários que aceitem trocar a livre concorrência no mercado por monopólios com o Estado.

Então é isso, da próxima que o caro leitor resolva chamar o nobre colega ou oponente de “fascista”, convém levar esses conceitos em conta, evitando assim “xingamentos” equivocados.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APPLE, GOOGLE JÁ PODEM CONTROLAR SEUS PASSOS. AGORA QUEREM IDENTIFICAR VOCÊ E AS PESSOAS COM AS QUAIS VOCÊ FAZ CONTATOS PRESENCIAIS.

DIÁRIOS DE UMA QUARENTENA. - 07 ESQUEÇA: NADA VOLTARÁ A SER COMO DANTES.

AUTOBIOGRAFIA DE RITA LEE. VALE LER. E MUITO.