OS ATAQUES DA DESINFORMAÇÃO AVANÇAM. E SEM NENHUM FREIO.


Boatos e mentiras não são coisas novas na sociedade. Mas os tempos modernos trouxeram novidades a esses ataques, tanto na proporção como na velocidade com que são disseminados, graças as redes sociais, os aplicativos de mensagens e a capacidade de compartilhamento instantâneo. Mais baratas e acessíveis são capazes de disseminar informações falsas, utilizando vídeos, áudios e imagens, de forma extremamente convincentes. 

Ninguém, a rigor, está a salvo da manipulação da sua imagem via Inteligência Artificial.

E essa disseminação não está apenas na conta de indivíduos ou grupos. Os governos também utilizam esta arma, para semear mentiras e desautorizar informações e notícias que não lhes são convenientes.

Obama, uma das vítimas das deepfakes.
Recentemente as deepfakes fizeram sua estreia agregando mais um fator de preocupação com a fakes news. Utilizando inteligência artificial (IA) para criar vídeos, imagens e áudios, elas são extremante perigosas, graças a possibilidade tecnológica, que permite falsificar a realidade de forma muito convincente. É possível, por exemplo, usando um vídeo verdadeiro de uma pessoa, alterá-lo completamente, colocando “na boca” desse personagem, uma fala de conteúdo totalmente falso.

Estaríamos, então, diante do fim, ou morte, da verdade? Talvez não, mas ela certamente está na UTI, precisando de cuidados urgentes e remédios eficazes. 

Primeiro cabe aos cidadãos de bem estarem atentos para não compartilhar, aceitar sem ao menos desconfiar, certas notícias, fatos e eventos. Além disso é preciso uma mídia , um jornalismo – online e off-line – isentos e independentes, para que as verdadeiras versões dos fatos tenham um sítio, um lugar onde possam ser checadas, onde a verdade tenha espaço. Sem isso, o combate as informações falsas, mentirosas, poderão triunfar. É preciso vigiar, intervir e combater. Sem descanso e sem concessões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE QUEM É ESSE JEGUE, ESSE JUMENTO NOSSO IRMÃO?

UM SONHO DE XOXOTA EM BARRA GRANDE

ABSTENÇÃO: PROTESTO OU DESINTERESSE?